Ganhar mais não é a solução!

Olá, aqui é Kalina do Jornada Rica. Se você não conhece o meu blog, eu te convido a
conhecer se você quiser ter uma vida financeira equilibrada. Obrigada, Marcelo, pelo
convite para escrever aqui no Vida Rica!


Fonte: Almanaque SOS

Se você acha que quando ganhar mais dinheiro a sua vida vai mudar, você vai começar a poupar dinheiro, investir para os seus objetivos e mudar de vida, devo dizer que você está errado.

Quando você começar a ganhar mais, adivinha o que vai acontecer? Você vai gastar mais!

Onde você aprendeu sobre educação financeira? Em casa, nas escolas? Se hoje, você procura saber sobre o assunto é porque não aprendeu. E tudo bem. Vou explicar porque ganhar mais não vai resolver o seu problema…

Ganhar mais = Gastar mais

De acordo com Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai rico, Pai pobre” a maioria das pessoas vive em uma corrida dos ratos assim como um ratinho de laboratório que tenta escapar correndo em uma roda ou em um labirinto sem sucesso.

pai rico pai pobre

A corrida dos ratos das pessoas de instrução média funciona assim: a criança nasce e vai para a escola, cresce e entra em uma universidade, logo se forma e já faz uma pós graduação e no meio disso já procura um emprego para ter a sua carreira  tranquila e segura.

Quando começam a ganhar dinheiro, entram no ciclo de ter cartões de crédito,  comprar apartamento, carro, tirar férias 1 vez ao ano, viajar, ter filhos a medida que vão ganhando mais. Um ciclo de trabalhar cada vez mais para aumentar o padrão de vida cada vez mais.

A medida que a renda cresce, os gastos também crescem. Essa é a corrida dos ratos. Você trabalha para donos de empresas, para o governo ao pagar os impostos, para o banco quando paga os cartões de crédito, financiamentos e empréstimos.

Você troca o seu trabalho por dinheiro e vai fazer isso a vida inteira.

“Acordar, ir para o trabalho, pagar contas, acordar, ir para o trabalho, pagar contas. Com mais dinheiro, as pessoas continuarão o ciclo, aumentando também as despesas.” Robert Kiyosaki

É um processo que se repete de geração a geração.

Então, como eu disse, não é ganhando mais que você vai resolver os seus problemas. Você tem que sair desse ciclo.

Como sair da corrida dos ratos?

Pare de seguir a manada!

Sair dessa corrida dos ratos é difícil, mas não impossível. Como somos moldados pela sociedade para pensarmos como o Pai Pobre de Robert Kiyosaki, focamos em estudar, tirar boas notas quem sabe ter a sorte de arrumar um bom emprego e subir dentro de uma empresa para ter um salário maior.

Algumas dicas para você:

  • Pare de querer aumentar o padrão de vida sempre que conseguir um aumento. Se você tem uma casa hoje, vai querer comprar uma maior, se tem um carro, quando ganhar mais vai querer um mais confortável. Saia desse ciclo se você quiser realmente enriquecer.
  • Gaste bem menos do que você ganha. Se você continuar gastando o mesmo tanto que ganha, você vai continuar trocando o seu tempo por dinheiro para o resto da vida. #prontofalei
  • Faça o dinheiro trabalhar para você: empreenda ou invista. Empreender te dá a possibilidade de ganhar dinheiro de diversas formas, e a medida que a empresa for crescendo ela passa a se manter sozinha. Mas se essa não for a sua vontade, comece investindo. Não espere ter muito dinheiro para investir. O mais importante dos investimentos, não é o valor mas sim manter todos os meses porque você tem os juros compostos a seu favor. Com um bom dinheiro aplicado você pode viver de juros, sem ter que trabalhar. O sonho de muita gente.

Se você gostou deste artigo, eu te convido à me seguir no Instagram, YouTube e ver o
artigo que o Marcelo escreveu no meu blog clicando aqui.
Beijos,
Kalina Barsante

$$$$$$$

LOJA MENTORIA BEBLUE CLUBE VIDA RICA | CANAL NO TELEGRAM

 

14 comentários em “Ganhar mais não é a solução!

  1. Falem oq quiser de mim, que eu reclamo muito no meu blog, reclamo de barriga cheia, deveria ser grato pelo “bom” emprego que tenho, etc… mas na verdade a única coisa que me permitiu sair da corrida dos ratos foi a insatisfação com o meu trabalho, enquanto estava maravilhado com a minha profissão a sensação era de que eu poderia fazer aquilo para sempre e por isso gastar tudo que ganhava pois o dinheiro vinha “fácil”. As vezes a infelicidade é uma benção!rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    http://www.srif365.com

    Curtido por 1 pessoa

  2. Kalina,

    Gostei da ilustração, resume bem a época em que vivemos.

    Precisamos ter sabedoria para saber lidar com o dinheiro da melhor forma possível, sem aumentar o padrão de vida somente para impressionar os outros.

    Deixo uma frase para reflexão:

    Status é comprar coisas que você não quer
    com o dinheiro que você não tem
    a fim de mostrar para quem você não gosta
    uma pessoa que você não é.
    (Geraldo Eustáquio de Souza)

    Abraços,

    Curtido por 1 pessoa

  3. Os epicuristas já falavam isso lá na Grecia Antiga… tenha uma vida simples que vc vai sofrer menos.

    Luxo demanda mais dinheiro.

    Mas a vida tem muita coisa boa a oferecer.

    Imagina se não existir mesmo reencarnação, se essa for a única vida que temos, vc vai desperdiçá-la ?

    Ganhar mais é a solução sim.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.