Existe formatura para o investidor?

woman jumping above stairs wearing graduation gown and a hat
Foto por Matthew T Rader em Pexels.com

Saudações, formandos e formandas!

Estamos nos encaminhando para o final de ano, e com ele chega também as formaturas e colações de grau dos mais diferentes cursos e áreas do conhecimento humano. Pensando nisso, me veio a mente a seguinte pergunta: existe uma formatura ou colação de grau para o investidor? Existe aquele momento em que finalmente podemos nos dar por satisfeitos com nossos conhecimentos e então parar de aprender? Será que existe uma linha de chegada?

Uma boa parte de nós para de estudar assim que completa a faculdade, ou mesmo o ensino médio. Alguns continuam estudando por conta própria depois disso, material disponível não falta, enquanto outros seguem na vida acadêmica fazendo especializações, pós-graduações, mestrados e doutorados. Mas quando falamos de dinheiro, finanças, investimentos, onde começa e onde termina a nossa educação? Ela termina um dia?

Eu estou há cerca de 10 anos lendo, assistindo vídeos, acompanhando podcasts, me informando sobre finanças e investimentos. Tenho certeza que não aprendi tudo (e nem sei se um dia vou), mas o que sei já é suficiente para lidar com a maioria dos principais investimentos, como renda fixa, fundos imobiliários, imóveis e ações. Entretanto, sei também que não posso deixar de acompanhar o assunto, afinal, surgem novos investimentos, o governo muda as regras, os sistemas evoluem. Mesmo que boa parte dos conceitos não mude, como a diversificação, o pagar-se primeiro, o gastar menos do que ganha, é necessário acompanhar de perto.

Por isso acredito que não existe uma formatura para o investidor (e nem para qualquer outra área da vida). Ainda que não seja na educação formal, devemos continuar aprendendo sempre. O mundo evolui sempre e precisamos acompanhar essas mudanças. Nunca ache que já sabe tudo, que não precisa aprender mais nada. Quem pensa assim está condenado a ficar obsoleto. E quando isso acontecer, não adianta colocar a culpa em outras pessoas, coisas, ou instituições.

E se você chegou até aqui procurando o que deve aprender para investir melhor, sugiro alguns livros:

Tesouro Direto, a nova poupança

Pai Rico, Pai Pobre

O investidor inteligente

O Homem Mais Rico da Babilônia

O click da riqueza

Invista e viva tranquilo

Acredito que essas obras são uma excelente base para quem está começando sua jornada.

Até a próxima!

accomplishment ceremony education graduation
Foto por Pixabay em Pexels.com

cropped-porco-avatar1

Para aprender mais sobre imóveis, compre meu livro:

Tijolos – Tudo o que você precisa saber antes de alugar, comprar, vender ou financiar um imóvel

cropped-porco-avatar1

Se você gosta de ler, participe do nosso clube de leitura, basta se inscrever no link abaixo:

Clube do Livro no Facebook do Café Resiliente

cropped-porco-avatar1

Também estamos no YouTube e no Instagram!

cropped-porco-avatar1

LOJA MENTORIA BEBLUE CLUBE VIDA RICA | CANAL NO TELEGRAM

2 comentários em “Existe formatura para o investidor?

  1. Oi Marcelo, sabe que outro dia estava pensando justamente nisso? Acho que eu já alcancei um nível de conhecimento que eu considero suficiente para mim. Não sei fazer aquelas análises minunciosas das empresas, mas sei o suficiente que me permite ser sócia de boas empresas. Ultimamente ando procurando outros assuntos para estudar, apesar de gostar bastante dessa parte de finanças. Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.