Bolsa Blindada

Saudações, leitores e leitoras.

O livro desta semana é o primeiro de três livros que pude ler da Patrícia Lages. Comprei de presente para minha esposa, e como bom devorador de livros, acabei lendo também.

Este livro é um passo inicial em educação financeira, usando histórias reais da autora para repassar conhecimentos sobre planejamento financeiro, reserva de emergência, investimentos, gastos supérfluos. É um livro voltado principalmente para o público feminino, já que na época em que foi escrito (2013), poucas mulheres falavam sobre o tema e não existia esse multiverso sobre educação financeira e investimentos que se encontra na internet hoje em dia.

Você conhecer mais sobre o trabalho da Patrícia no site dela, o Bolsa Blindada.

Abaixo, alguns trechos que achei interessantes e importantes:

Hoje vejo muitos pais que não tem condição de dar um bolo de aniversário para o filho, mas fazem empréstimo no banco e dão logo uma festa em um buffet. Eles pintam um cenário falso para a família e para si mesmos, acreditando que viver nessa mentira vai fazer de seus filhos pessoas melhores. Seria isso realmente possível? Ser bem-sucedido no mundo real vivendo de ilusão? Fui criada com base na realidade e não tive que fazer terapia por isso.

Ter uma vida financeira saudável é uma atividade que requer prática constante. Quanto mais você se empenha, mais entende e mais tira proveito daquilo de que todo mundo corre atrás: dinheiro.

Os pobres só deixarão de ser pobres quando perceberem que pensar é de graça.

Você tem uma vida só, apenas uma chance. A sua existência é única e não pode ser determinada por quem quer que seja. Por mais que você seja indecisa ou até mesmo insegura, não existe ninguém melhor do que você para traçar o seu destino. Você só precisa descobrir qual é o seu talento.

Se você tem filhos, sabe que boa parte do seu dinheiro é direcionada para eles. O lema “vou dar aos meus filhos tudo o que não tive” nem sempre é uma boa. Provavelmente o que você não teve de seus pais também não deve estar dando aos seus filhos. Não me refiro a nada material, mas sim a atenção. É isso que eles realmente precisam de você. Não pague com presentes o tempo que você não fica com eles. Organize-se e passe mais tempo jogando, conversando, criando brinquedos de sucata, enfim, compartilhando a vida deles.

Não devo agir de forma a colocar em risco o meu bom nome.

Se você acha muito difícil dizer não, saiba que é apenas uma questão de ponto de vista. Não é você que está errada em negar esse tipo de favor, quem está totalmente equivocada é a pessoa que acha que você tem a obrigação de ajudá-la a se afundar mais, arriscando-se a afundar junto com ela.

Temos que ser equilibradas em tudo, até em nossa opinião sobre nós mesmas. Você deve crer em si, deve acreditar que é capaz e deve sempre desafiar a si mesma a fazer coisas novas (e até mesmo a fazer coisas velhas de novas maneiras). Mas daí a se achar a última bolacha do pacote já é perder a mão da coisa.

Ao escolher sua linha de crédito, além de levar em conta o valor a ser pago e quanto ele consome da sua renda, é preciso avaliar também o melhor prazo.

Estarmos à frente do débito é sempre a melhor saída, ou seja, podendo quitar a dívida, quite. Fuja das tentações de comprar outras coisas em vez de pagar o que já deve.

 O livro está disponível na Amazon, no link abaixo:

BOLSA BLINDADA – PATRICIA LAGES

51ggxapzmsl

Se você ainda não tem o Kindle, pode baixar os aplicativos para PC, tablet ou smartphone neste link!

Você já leu este livro? Qual sua opinião sobre ele?

Até semana que vem, com mais um livro!

cropped-porco-avatar1

Gosta de ler? Assine o Kindle Unlimited e tenha acesso à milhões de livros por apenas
R$ 1,99 nos três primeiros meses! Ou assine o Amazon Prime e tenha acesso ao Prime Reading, onde pode alugar até 10 livros, revistas ou periódicos simultaneamente!

cropped-porco-avatar1

Para aprender mais sobre imóveis, compre meu livro:

Tijolos – Tudo o que você precisa saber antes de alugar, comprar, vender ou financiar um imóvel

Um comentário em “Bolsa Blindada

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.