Bitcoin Redpill

Saudações, leitores e leitoras!

Hoje vou falar sobre a minha leitura do livro Bitcoin Redpill. Como é de se imaginar, o livro aborda o Bitcoin, bem como tudo o que a tecnologia envolvida nele proporciona.

O livro é bem legal, explica toda a história do Bitcoin, como ele funciona, vantagens, desvantagens, benefícios e riscos. Só senti falta de um trecho que explicasse melhor como comprar e vender os BTCs, como criar as chaves, esse tipo de coisa, que para mim ainda é bem nebulosa.

Abaixo, os trechos que destaquei durante a minha leitura:

Você só é dono dos bitcoins em endereços de que tem controle exclusivo das chaves privadas. Propriedade é um conceito absoluto. Se você tem saldo bancário (ou de ações ou até escritura de imóvel) e um burocrata pode revogar sua titularidade ou destruir seu valor com tributos (ou até regulações ambientais ou de zoneamento), então isso não é sua propriedade em seu conceito original, é outra categoria de direito.

Se você investiu em qualquer coisa que não rendeu líquido e descontado de risco mais de 46,3% em 2020 em reais, perdeu riqueza, era melhor ter estocado bem não perecível ou comprado galinhas. A única medida objetiva de inflação é o aumento da base monetária, que foi superior a 20% a.a. em Real (R$ ou BRL) nos últimos anos (somando reais criados por meio das reservas fracionárias dos bancos e pelo governo).

Assim, quem conta com investimentos em imóveis, ações ou títulos pode ter seu futuro comprometido como aqueles que contavam com aluguel de linhas telefônicas, placas de táxi ou dividendos da Kodak.

Liberdade absoluta é responsabilidade absoluta.

Políticos têm interesse que as crianças do povo sejam educadas para serem independentes, ricas e inteligentes, ou dependentes, pobres e imbecilizadas?

Para eles, as únicas alternativas a ditaduras de exceção são: votar com os pés (desinvestir e migrar); votar com armas (matar e arriscar-se a morrer); ou enfrentar a submissão, o terror e a miséria. Como todo confronto em que não há chance de acordo, as opções são fuga, luta ou submissão.

É mais fácil o macaco mudar de árvore ou mudar a árvore de lugar?

Ora, sobram evidências de que a Terra já foi muito mais quente e mais fria, muitas outras vezes; e, havendo ou não havendo “mudanças climáticas”, a sociedade vai se adaptar muito melhor sem regulações estatais do que com elas.

Uma democracia em que os beneficiários líquidos (parasitas em linguagem ecológica) votam e têm maioria é como um condomínio em que os porteiros e visitantes votam.

Como demonstrava Bastiat no século XIX, ou Ron Paul no século XX, todas as funções dos Bancos Centrais são mais bem desempenhadas por instituições privadas (ou por ninguém). A emissão de dinheiro é uma questão importante demais para ser deixada na mão de políticos, assim como a educação.

Com o aumento exponencial dos dados e poderes acumulados por governos e corporações, o mundo se encontra às vésperas de um meio-termo entre as distopias descritas em 1984 e Admirável Mundo Novo.

O problema raiz da moeda convencional é toda a confiança necessária para fazê-la funcionar. O Banco Central deve ser confiável para não desvalorizar a moeda, mas o histórico das moedas fiduciárias está cheio de violações dessa confiança.

Nesse caso, a ferramenta sucessória útil é a função “Dead man`s switch”, disponível desde 2013 gratuitamente no Gmail ou “final message service” (https://finalmessage.io/) que permite automatizar uma mensagem para alguém de sua confiança, que só é enviada após certo período de inatividade.

Grande parte das pessoas que ganham na loteria terminam piores do que se não tivessem ganhado. Perdem sua família, emprego, desperdiçam o prêmio e, no final, terminam mais pobres do que eram.

Quando alguém disser que ganhou dinheiro com ether, doge, shiba ou ripple – lembre-se que muita gente também ganhou com Telexfree, BBOM, Atlas Quantum, GBB, Minerworld, Ronaldinho 18K ou em “ações memes”.

Como Saylor deixa claro, quando você sabe qual a solução para um problema de engenharia, diversificar é “vender o vencedor, para comprar perdedores”.

Quanto mais complexos os sistemas, mais frágeis.

Ninguém vive de riqueza acumulada para sempre, você tem que se preocupar em transformar seus filhos em pessoas capazes de multiplicar e gerar riqueza – materiais ou não.

Se o que há de lixo moral e mental em todos os cérebros pudesse ser varrido e reunido, e com ele se formar uma figura gigantesca, tal seria a figura do comunismo, inimigo supremo da liberdade e da humanidade, como o é tudo quanto dorme nos baixos instintos que se escondem em cada um de nós. O comunismo não é uma doutrina porque é uma antidoutrina, ou uma contradoutrina. Tudo quanto o homem tem conquistado, até hoje, de espiritualidade moral e mental — isto é de civilização e de cultura —, tudo isso ele inverte para formar a doutrina que não tem.

No mundo do dinheiro fiduciário, ter acesso às torneiras de dinheiro do banco central é mais importante do que atender clientes. As empresas que conseguem obter crédito com taxas de juros baixas terão uma vantagem persistente sobre os concorrentes que não conseguem. Os critérios para o sucesso no mercado tornam-se cada vez mais relacionados à capacidade de garantir financiamento a taxas de juros mais baixas do que à prestação de serviços à sociedade. (O Padrão Bitcoin)

Painéis solares, pás (ou hélices) de usinas eólicas e baterias também apresentam impactos ambientais brutais[314], usualmente ignorados no debate público – devido aos custos de sua fabricação e de descarte.

Benjamin Franklin já dizia que: “Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança.”

Tendemos a superestimar o efeito de uma tecnologia no curto prazo e a subestimar seu efeito no longo prazo.

O livro está disponível para venda na Amazon, no link abaixo. Eu li o meu usando a assinatura do Kindle Unlimited:

BITCOIN REDPILL

E você, já leu este livro? O que pensa do Bitcoin?

Um abraço,

Marcelo.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.