Como é calculada a parcela de um financiamento imobiliário?

Foto por Kelly em Pexels.com

Saudações, leitores e leitoras!

Hoje vou escrever um pouco mais sobre financiamento imobiliário. Mais precisamente, sobre a composição dele.

Todo financiamento é composto de ao menos quatro partes, que juntas totalizam o valor da sua parcela mensal. Vamos a elas:

Amortização: esta é a parte onde você realmente está pagando pelo imóvel que financiou. É somente esta parte da parcela que impacta na redução do seu saldo devedor. Dependendo do tipo de financiamento, ela pode ser fixa (SAC – sistema de amortização constante) ou variável (PRICE – o valor da parcela é fixa, mas a amortização é variável.).

Juros: eis aqui o grande vilão do financiamento imobiliário, os juros. Ele incide sobre todo o saldo devedor que você tem em aberto. Por isso, ele costuma ser variável, reduzindo com o tempo, já que o saldo devedor vai sendo reduzido conforme você vai pagando as parcelas do financiamento.

Seguro:  O seguro existe para que, em caso de falecimento do contratante do financiamento imobiliário, a seguradora quite o valor devido pelo imóvel. Assim, tanto os herdeiros não ficam comprometidos financeiramente, e nem a instituição financeira fica sem receber o valor do imóvel.

Taxas:  taxa de administração, bem como outras taxas que podem existir, é um valor cobrado pelo banco ou instituição financeira para administrar seu contrato, emitir boletos, gerenciar os pagamentos, essas coisas.

Vou deixar linkado aqui duas planilhas, demonstrando a composição de um financiamento imobiliário, sendo uma através da tabela SAC, e outra através da tabela Price, para que vocês possam compreender melhor como funciona cada uma delas.

Um abraço,

Marcelo.

Sugestão de leitura

Tijolos – Marcelo M. Corghi

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.