A importância da vistoria na entrada do imóvel

Foto por Dmitry Zvolskiy em Pexels.com

Bricklovers e bricklovars, saudações!

Independente se você aluga ou compra um imóvel, uma situação é comum a toda pessoa: ela precisará realizar uma vistoria de entrada na construção. Seja casa, apartamento ou um imóvel comercial, essa vistoria é necessária e precisa ser muito bem feita, para evitar dor de cabeça no futuro.

E como eu sei disso? Por que aconteceu comigo!

Moro de aluguel há um bom tempo, e já passei por algumas imobiliárias. O problema aconteceu na minha terceira locação.

Nas duas primeiras vezes fui bem detalhista, e correu tudo bem. Quando sai dos imóveis, não tive nenhum perrengue, nenhum grande conserto a fazer, porque as coisas que estavam com problemas já haviam sido apontadas na vistoria de entrada.

O problema é que, por ter passado por essas boas experiencias, abaixei a guarda. Na locação seguinte, fui relapso, não me atentei muito a este detalhe, e acabei precisando pagar o valor equivalente a dois meses de aluguel, referente aos reparos necessários no imóvel.

Quando entrei nessa casa, fiz uma vistoria de entrada um tanto quanto “por cima”. Apontei alguns defeitos, e outros, por imaginar que eram coisas simples, pequenas, deixei passar. Na hora de sair, fui cobrado por todas essas coisas, e como eu não havia reclamado ou informado sobre eles, ficou subentendido que eu fui o causador dos defeitos. Com isso, precisei arcar com os valores dos reparos.

Errei, paguei, mas o importante é que aprendi. Agora, sempre que adentro um imóvel, faço um relatório detalhado de tudo que está lá dentro, em que situação está, aponto todos os problemas que notei, mesmo os menores, como um armário que não fecha direito, ou uma torneira que está pingando, ou um piso riscado. Gasto algum tempo nisso, claro, mas vale a pena. É um tempo pequeno quando comparado ao prazo que fico na casa, e é a única maneira de ficar livre de ter que bancar esses consertos quando sair do imóvel.

Mas não pense que somente inquilinos passam por isso. Compradores também!

Caso você esteja pensando em comprar um imóvel, se prepare para fazer essa vistoria. Independente de ser um imóvel novo ou usado, é importante levantar todos os problemas. Caso seja um imóvel novo, é bem simples cobrar a construtora/incorporadora para que faça os reparos. Agora, no caso de um imóvel usado, fazer esse levantamento pode levar a obtenção de um desconto na hora de fechar o negócio.

Caso não se sinta capacitado para fazer esse levantamento, contrate um profissional da área da construção civil de sua confiança para realizar essa vistoria para você. É um pequeno valor dispendido agora que irá evitar que você gaste muito mais no futuro.

O que devo avaliar na vistoria de entrada?

Abaixo segue uma lista de coisas que você pode avaliar antes de entrar no imóvel, ou imediatamente após a mudança:

  • Estado geral da pintura e das paredes (riscos, manchas, lascas, defeitos em geral). Lembre-se de olhar a parte interna e externa do imóvel.
  • Estado geral dos pisos (riscos, manchas, lascas, pisos soltos). Lembre de olhar a parte externa e interna do imóvel.
  • Estado geral dos azulejos (riscos, manchas, lascas, azulejos soltos). Lembre-se de olhar a parte externa e interna do imóvel.
  • Os boxes dos banheiros estão abrindo e fechando bem? Possuem partes danificadas?
  • Verifique se todas as torneiras estão funcionando, se está saindo água em todas elas, se elas têm algum tipo de vazamento.
  • Verifique se todas as tomadas, interruptores e lâmpadas estão funcionando. Verifique também se todas as partes estão integras, como espelhos, interruptores, lustres, etc.
  • Todas as portas estão fechando? Todas elas podem ser trancadas e abertas? Estão faltando chaves? As portas tem alguma parte danificada? Lembre de verificar também o portão.
  • Todas as janelas estão fechando? Todas elas podem ser trancadas e abertas? Estão faltando chaves? As janelas tem alguma parte danificada?
  • Todas as portas de armários estão fechando? Todas elas podem ser trancadas e abertas? Estão faltando chaves? As portas tem alguma parte danificada?
  • Tem cerca elétrica? Ela está funcionando? Ela tem alguma parte danificada?
  • Verifique nos beirais a existência de telhas trincadas, quebradas ou fora de lugar. Verifique também as calhas e os coletores, se eles estão pintados, com amassados, com partes faltando.
  • Caso seja uma casa mobiliada, verifique se os móveis e eletroeletrônicos tem algum defeito, mau funcionamento, partes quebradas, partes faltando.
  • Tire fotos ou faça vídeos de todo o imóvel, principalmente das partes que tem algum defeito.

Sugestão de Leitura



Precisa de ajuda para organizar sua vida financeira? Está endividado e quer sair do buraco? Clique aqui e fale comigo!

Gosta de ler? Assine o Kindle Unlimited e tenha acesso à milhões de livros por apenas
R$ 1,99 nos três primeiros meses! Ou assine o Amazon Prime e tenha acesso ao Prime Reading, onde pode alugar até 10 livros, revistas ou periódicos simultaneamente!

Compre meus livros na Amazon:

Tijolos – Tudo o que você precisa saber antes de alugar, comprar, vender ou financiar um imóvel
As três lições: Um pequeno livro sobre educação financeira
Vida Rica: Finanças não é só dinheiro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.