Open Banking

Saudações, banqueiros e banqueiras.

Esses dias vieram me perguntar sobre o tal do Open Banking, e confesso que, excetuando as propagandas que recebi nos apps dos bancos que tenho conta, eu não tinha informação nenhuma sobre isso.

Fui pesquisar e encontrei uma excelente página do Banco Central tratando sobre o tema com detalhes. Você pode ler na íntegra clicando aqui.

De tudo que li na página do BC, me parece um caminho sem volta. A tendência é que os bancos compartilhem cada vez mais, entre si, as informações dos seus clientes. Como tudo na vida, isso vai ter suas vantagens e desvantagens. O lado bom é que, ao iniciar o relacionamento com outro banco, ele já terá um bom número de informações sobre sua vida financeira, e você não precisará começar o relacionamento “do zero”. Isso deve influenciar em condições de liberação para empréstimos, limites de cartão de crédito e cheque especial, bem como os produtos que os bancos irão oferecer para cada cliente.

Em contrapartida, com a informação circulando por mais lugares, o risco de vazamento é maior. É uma lógica simples: quanto mais pessoas têm acesso a um dado, maior a chance daquele dado ser vazado. Mas em um mundo que já estamos hiperconectados, compartilhando nossas vidas o tempo todo em redes sociais, não vejo muito como fugir disso. Ao fim e ao cabo, a grande maioria dos consumidores vai aderir ao Open Banking, tal como aconteceu com o pix e com o cadastro positivo.

Abraços e até a próxima!

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.