Simplifique

Quando comecei a ler sobre educação financeira e finanças pessoais, há alguns anos, me deparei com um mundo que parecia muito complexo! Tinha que anotar custos separados por categorias, calcular rentabilidade, ficar de olho na inflação, ver em quantos % do CDI compensa comprar tesouro direto ao invés de LCI ou CDB, tive que aprender o que são todas essas siglas IR, TD, CDB, LCI, LCA, FII, CDI, COE, RDB…ufa, muita coisa!

Mas com o passar do tempo, fui notando que nem tudo precisava ser tão complexo assim. Você não precisa anotar todos os seus gastos, não precisa ficar fazendo continhas de rentabilidade, ficar calculando quanto X precisa investir em Y anos para alcançar a independência financeira.

VOCÊ NÃO PRECISA DE NADA DISSO!

Como fazer então?

Simplifique.

Hoje não anoto mais todos meus gastos detalhadamente por categoria. Tenho apenas 3 grandes grupos de gastos: contas fixas (aluguel, água, luz, combustível, supermercado, etc), despesas gerais (roupas, calçados, alimentação fora de casa, lazer, etc) e investimentos. Assim que cai o meu salário já transfiro o valor dos investimentos para a corretora e compro os ativos que o Bastter System me indica (pra quem não conhece o sistema do Bastter, é só clicar aqui), pago as contas do mês pelo aplicativo do banco no celular, e o que sobra na conta corrente é o que uso para gastar até o próximo pagamento. É a automação posta em prática.

Simples, fácil, ágil, sem stress.

Sobra mais tempo para seu trabalho, seus estudos, seus esportes e sua família.

O que vai te fazer acumular patrimônio é a combinação de aportes constantes ao longo do tempo em ativos de valor. São as duas coisas que você pode controlar. As taxas não dependem de você, então não se preocupe com elas.

Siga essas dicas e você já terá dado um grande passo para garantir sua tranquilidade financeira, sem muito esforço.

4 comentários em “Simplifique

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.