Faça o que eu digo, não faça o que faço

Foto por Pixabay em Pexels.com

Golpistas e golpistos, saudações!

Desde sempre pessoas famosas são contratadas por empresas para fazerem publicidade dos seus produtos. Isso é uma forma de endossar aquele bem ou serviço, passar credibilidade, parecer que o que está sendo vendido realmente é algo muito bom, e que merece ser comprado por você, telespectador, ouvinte ou leitor daquela propaganda.

Algumas propagandas na história ficaram extremamente conhecidas, com algumas até virando lei, como a peça publicitária que teve o ex-jogador Gérson como garoto propaganda de uma marca de cigarros.

Entretanto, existe uma velha lógica nessas propagandas, geralmente: os artistas contratados para atuar nos comerciais estão simplesmente atuando. Com poucas exceções, eles não são consumidores daquilo que anunciam. Muitas vezes eles sequer conhecem os produtos.

Veja, por exemplo, o que aconteceu com a atriz Juliana Paes. Há alguns anos, em 2015, ela estrelou uma propaganda do Bradesco Prime:

Para destacar os diferenciais e as conveniências oferecidas aos clientes do segmento Bradesco Prime, o banco assina campanha protagonizada pelos atores Juliana Paes e Otaviano Costa. O segmento conta com diversos canais de atendimento, gerente de relacionamento exclusivo, além de uma gama de produtos desenvolvidos especialmente para atender às necessidades de cada cliente.

O primeiro comercial é protagonizado por Juliana Paes. Ela conta as facilidades de ser uma cliente Bradesco Prime, com um gerente de relacionamento sempre pronto para atendê-la, além de conseguir resolver tudo pelo celular ou por meio do internet banking. A atriz, que também é empreendedora, cita a praticidade de ter um consultor online para obter dicas sobre investimentos e revela ser antenada no mercado financeiro. Ao final da mensagem, brinca com o espectador: “Não acredita, não? Tá achando o quê? Que me chamaram pra este comercial só por causa do meu sorriso?”.

Agora me diz, como que uma pessoa antenada e esclarecida no mercado financeiro cai em um golpe tão escancarado como uma pirâmide?

É por isso que vivo dizendo, aliás, escrevendo, que você não deve investir em nada baseado em propagandas. O mesmo vale para os casos de influenciadores. Eles também ganham muita grana com o marketing, com os negócios que divulgam. E até mesmo com negócios que não são tão bons assim.

E as pirâmides financeiras são especialistas em contratar famosos para tentar passar uma credibilidade do produto. Quem não lembra do Antonio Fagundes fazendo propaganda para as Fazendas Reunidas Boi Gordo….

Frequentemente aparecem novas empresas usando de famosos para fazer propaganda:

https://ndmais.com.br/economia-brasileira/szafir-pede-desculpas-apos-propaganda-de-piramide-na-internet/

Antes de investir em qualquer coisa, estude e entenda o negócio. Jamais invista em algo que não sabe ou não entende como funciona, baseado apenas em dicas de amigos, familiares, conhecidos ou celebridades. É melhor “perder” uma possível boa oportunidade do que entrar em uma roubada.

Fiquem atentos! Sempre que alguém te oferece uma “oportunidade imperdível”, saia correndo e veja se ainda está com a sua carteira no bolso ou na bolsa.

Sugestão de Leitura

cropped-porco-avatar1

Precisa de ajuda para organizar sua vida financeira? Está endividado e quer sair do buraco? Clique aqui e fale comigo!

cropped-porco-avatar1

Gosta de ler? Assine o Kindle Unlimited e tenha acesso à milhões de livros por apenas
R$ 1,99 nos três primeiros meses! Ou assine o Amazon Prime e tenha acesso ao Prime Reading, onde pode alugar até 10 livros, revistas ou periódicos simultaneamente!

cropped-porco-avatar1

Compre meus livros na Amazon:

Tijolos – Tudo o que você precisa saber antes de alugar, comprar, vender ou financiar um imóvel
As três lições: Um pequeno livro sobre educação financeira
Vida Rica: Finanças não é só dinheiro

3 comentários em “Faça o que eu digo, não faça o que faço

  1. Já viu a série explicando… dinheiro no Netflix? No primeiro episódio chamado “enriqueça rápido”, ate as pessoas que escrevem livros sobre golpes caem em golpes. Claro que fique rico em dois dias e esquemas do tipo são óbvios. Mas os golpistas são muito profissionais, e parece que não existe um padrão nas pessoa que caem nesses golpes…. Enfim, complicado….

    Curtido por 1 pessoa

      1. Aí que ouvi falar do golpe do onecoin. Eu particularmente, acho triste. Por mais que as pessoas tenham caído por ganância, acabam perdendo até mais que só o dinheiro… mas parece que sempre vai ter gente caindo.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.